Citologia e Embriologia
Ω Cap. 6 – A química da célula
♪ 6.6 – Ácidos nucléicos
Os ácidos nucléicos têm caráter ácido e foram originalmente descobertos no núcleo das células. Formam os genes, responsáveis pela herança biológica. Constituídos por 3 tipos de componentes: glicídios do grupo das pentoses, ácido fosfórico e bases nitrogenadas. Organizam-se em trios moleculares denominados nucleotídios, que se encadeiam às centenas ou aos milhares para formar a molécula de ácido nucléico. Dois tipos de ácidos nucleicos: ácidos desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA), apresentam desoxirribose e ribose, respectivamente. Cinco tipos de bases nitrogenadas: ocorrem no DNA e no RNA – adenina (A), citosina (C) e guanina (G); exclusivamente no DNA a timina (T) e exclusivamente no RNA a uracila (U).
» Estrutura dos ácidos nucleicos
Moléculas de DNA são constituídas por duas cadeias de nucleotídios enroladas uma sobre a outra, mantendo-se unidas por meio de uma ligação de hidrogênio (ponte de hidrogênio) entre pares específicos: adenina com timina e guanina com citosina
DNA RNA
A – T A – U
G – C G – C
Moléculas de RNA são geralmente formadas por uma cadeia única, que se enrola sobre si mesma. Sendo unidas também por pontes de hidrogênios entre os pares específicos: adenina com uracila e guanina com citosina.
♪ 6.7 – Trifosfato de adenosina (ATP)
As células necessitam de suprimento constante de energia para manter a sua organização e seu funcionamento. Ela provem primariamente da degradação de moléculas orgânicas do alimento, encontra-se armazenada em moléculas de trifosfato de adenosina (ATP). Suas funções são: 1-) captar a energia liberada nas reações exergônicas (liberam energia) da degradação de alimento; 2-) armazená-la em ligações moleculares de alta energia; 3-) transferir energia para processos endergônicos (absorvem energia).
» Estrutura química do ATP
O ATP é um nucleotídio, constituído pela base nitrogenada adenina,