Citologia e Embriologia
CURSO: BIOMEDICINA
DISCIPLINA: CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA
PROFª: NIVEA MARIA CARNEIRO FARIAS CASTRO
RELÁTORIO DE CITOLOGIA.
TERESINA - PIAUÍ 2014
ANA IZABEL SOUSA MIRANDA
O relatório apresenta à disciplina de Citologia e Embriologia, como requisitos para a obtenção de nota avaliativa na disciplina oferecida pelo curso de Biomedicina do CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI.
Profº NIVEA MARIA CARNEIRO FARIAS CASTRO
Introdução:
A célula vegetal tem os mesmos componentes da célula animal, com exceção dos centríolos, e mais parede celular, grande vacúolo central e plastos.
A parede celular é uma estrutura celulósica rígida ou semirrígida, que envolve a membrana celular e confere proteção e suporte mecânico á célula vegetal. A parede celular limita o tamanho da célula e sua espessura varia com a idade e função da célula.
O vacúolo é limitado por uma membrana mais delgada que a celular, chamada de tonoplasto, e contêm o suco celular, formado por água, sais, açucares, proteínas e pigmentos. A célula vegetal jovem, em geral, tem numerosos vacúolos pequenos que crescem e coalescem a medida que a célula aumenta de tamanho.
Uma célula eucariótica é limitada pela membrana celular ou plasmática, que contém o citoplasma e o núcleo individualizado. No citoplasma são encontrados os mais diferentes compostos relacionados com a vida, com o metabolismo celular, e as diversas organelas que ocorrem em cada tipos de células. O núcleo é limitado pela membrana nuclear, que contém nucleoplasma, cromossomos e nucléolos.
Células destituídas de núcleos individualizados são chamadas procarióticas. Tais células também não têm Mitocôndrias,