citoesqueleto
2. Junções intercelulares – tipos e funções.
3. Pesquisar uma animação no youtube sobre esses temas e colocar o link no doc.
1) O citoesqueleto é uma estrutura celular, que constitui-se por um conjunto de proteínas, que, associadas a um grande número de proteínas colaboradoras, polimerizam estruturas fibrilares ou tubulares presentes no citoplasma e no interior do núcleo. Estas estruturas compõem o “esqueleto” celular, cuja função, em parte, pode ser comparada às estruturas de ferro que sustentam as edificações humanas. Tem como funções:
. Manutenção e organização celular, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo. É responsável também pela movimentação das células; . Dá forma a célula; . Possibilita o movimento circular do citoplasma no interior da célula, atuando no processo de transporte de substâncias; . Permite a união das células; . O citoesqueleto das células presentes nos músculos atua do processo de contração muscular; . Formação e movimentação de flagelos e cílios; . Em amebas e algumas espécies de protozoários, o citoesqueleto é responsável pela movimentação ameboide; . No processo de divisão celular, participam da movimentação dos cromossomos.
Os três os principais representantes do citoesqueleto: os Microfilamentos (MF) polimerizados pela proteína actina; os Microtúbulos (MT), polimerizados por tubulina; e os Filamentos Intermediários (FI), polimerizados por uma família de várias proteínas com ocorrência específica em cada tipo celular.
2) As junções intercelulares são especializações da membrana plasmática das células, que tem como função a ligação entre células vizinhas. Estas junções podem ser classificadas em quatro tipos:
. Junção de oclusão: tem como função a obstrução do espaço extracelular, que limita o trânsito de íons e moléculas por entre as células em união (espaço intercelular).
. Junção aderente: sua principal função é a de promover uma firme coesão