Citocinese
A citocinese faz parte do processo de divisão celular, correspondendo à fase de separação citoplasmática das células, após a divisão do núcleo. Este processo ocorre no final da meiose e da mitose, assegurando a separação das células-filhas.
Ao longo do processo de multiplicação celular por mitose (células-filhas com igual número de cromossomas da células progenitora), podemos encontrar três fases: intérfase, cariocinese e citocinese.
5.1 Intérfase
A intérfase corresponde ao intervalo de tempo entre duas divisões celulares, sendo um período de preparação, caracterizado pela ocorrência de intensos processos de síntese.
5.2 Cariocinese
A cariocinese ou fase mitótica propriamente dita corresponde à divisão nuclear, com formação de dois novos núcleos idênticos. É um processo que ocorre de forma sequencial, ao longo de quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
5.3 Citocinese
A citocinese corresponde à divisão da célula original em duas, com idêntica composição, ficando cada qual com um dos núcleos formados e com uma porção semelhante de citoplasma e de organelos.
O processo de divisão citoplasmática ou, simplesmente, clivagem celular, inicia-se ainda na anáfase.
Nas células animais, na zona equatorial da membrana citoplasmática, perpendicularmente ao eixo do fuso acromático, dispõe-se um anel contráctil de filamentos proteicos. A contração desta estrutura gera um estrangulamento na célula, formando-se um sulco de clivagem que se aprofunda progressivamente. As duas células comunicam apenas por uma estreita ponte de citoplasma, que permanece algum