Divisão Celular (Mitose e Citocinese)
Falando de divisão celular podemos dizer que é um dos processo mais importantes e essencial na continuidade das células. Ela é fundamental, não só para a reprodução, como também para a manutenção da integridade física dos organismos e da sua própria vida.
E nesse trabalho vamos desenvolver a mitose e a citocinese que são dois processos da fase mitotica que intervêm na divisão celular.
Divisão celular(mitose e citocinese)
Não podemos falar de mitose e citosinese sem antes falar da fase mitotica, pois a fase mitotica corresponde ao periodo em que ocorre a divisão da célula. Esta fase está dividida em duas etápas:
⦁ Mitose
⦁ Citocinese
Mitose (do grego mitos, que significa fio ou filamento) este processo corresponde a divisão do núcleo, pois nesta etapa verifca-se um conjunto de transformações através das quais o nucleo das células se divide. Este processo dura, em geral, 50 a 80 minutos e ela tem quatro estádios que são:
⦁ Prófase
⦁ Metáfase
⦁ Anáfase
⦁ Telófase
Prófase: E a etapa preparatória e a mais longa da mitose.
- Princípio da condensação (espiralização / compactação) dos cromossomas duplicados na interfase. Enrolam-se tornando-se cada ves mais condensados. Os cromossomas ficam por dois cromatídeos uniídos pelos centromeros
- Desaparecimento do nucléolo em consequência da paralisação do mecanismo de síntese.
- Os centriolos duplicam-se e emigram em pólos opostos do núcleo, formando fusos acromáticos e fusos mitóticos constituidos por um sistema de microtúbulos que se agregam e formam fibras que depois ordenam-se nos polos da célula e constituem o Áster.
- Os centriolos atingem os polos a membrana reduz-se e os nucleolos desaparecem. Metáfase: Fase de máxima condensação dos cromossomas e redução total da membrana nuclear, havendo: - Deslocamento e disposição linear dos cromossomas na placa equatorial (metafísica) da célula. - Ligação do centrómero às fibras do fuso.