cito
As moléculas protéicas chegam no CG pela incorporação de vesículas de transporte, advindas do RER; então migram para cisternas trans, onde são endereçadas a MP, aos lisossomos, ao RE ou ao próprio CG.
O CG modifica as proteínas produzidas pelo RER, alterando seu padrão de glicosilação, fosforilação, sulfatação e hidroxilação.Além disso, enzimas associadas à membrana do CG concentram e endereçam -- bioquimicamente -- estas proteínas para os diferentes compartimentos membranares. O CG que se situam entre o RE e a Membrana Plasmática (MP).
Endossomos
O compartimento Endossômico é o conjunto de vesículas endocíticas próximas ao Complexo de Golgi. Os Endossomas são vesículas formadas pelos mecanismos de endocitose (micropinociose, pinocitose e fagocitose). Eles são responsáveis pelo transporte e digestão de partículas e macromoléculas que são captadas pela célula por processos conhecidos como endocitose.
De acordo com as proteínas associadas à face citosólica das vesículas, elas podem migrar através do citoesqueleto para regiões mais internas da célula, associando-se a lisossomos e formando Endossomas secundários. Algumas vesículas endossômicas podem voltar à membrana plasmática, reciclando assim receptores e fosfolipídios. Nos Endossomas secundários, as enzimas hidrolíticas dos lisossomos podem ser ativadas (pH ácido) e digerir o material endocitado. Endossomas tardios contêm material já parcialmente, ou totalmente digerido.
Lisossomos:
São organelas de forma e tamanho muito variáveis e contendo diversas enzimas hidrolíticas (digestivas), com atividade máxima em pH ácido.
Essas enzimas são sintetizadas no RER e o lisossomo formado no CG. Desse modo, os lisossomos são apenas