CITO E HISTO UNIDADE I ODONTOLOGIA
A citologia é a parte da ciência que estuda uma estrutura chamada de célula. Podemos definir célula, como a menor unidade estrutural e funcional do ser vivo. O corpo humano é constituído por cerca de 10 trilhões de células. A maioria das células vegetais e animais medem entre 1 e 100 micrômetros. A palavra célula vem do latim, cella, que quer dizer quarto pequeno, onde iremos detalhar mais à frente.
Histórico
As células foram descobertas entre 1663-1665 pelo inglês Robert Hooke. Utilizando um microscópio bem rudimentar chamado de microscópio composto, onde em sua estrutura predominava a utilização de duas lentes, Hooke despertou sua curiosidade para o instrumento e decidiu analisar coisas aleatórias no seu tempo livre. Ao analisar uma cortiça, um material de origem vegetal oriundo da casca dos sobreiros, leve e com grande poder isolante, observou que ali continha cavidades poliédricas, que as comparou com os favos de mel das abelhas, e com celas, lugar onde os monges dormiam, e a partir de então, as chamou de célula, palavra oriunda do latim cella, que quer dizer quarto pequeno. É claro que com essa novidade, vários estudiosos e pesquisadores da época começaram a observar outras estruturas para definir uma teoria. No entanto, somente em 1838, os cientistas Matthias Schleiden e Theodor Schwann estabeleceram o que ficou conhecido como teoria celular, onde afirma-se que ‘‘todo ser vivo é constituído por células tronco’’.
Classificação
De acordo com o tipo de ser vivo, podemos classificar as células de duas formas, tomando por base sua estrutura, são elas :procariontes e eucariontes.
Procariontes
Podem ser chamadas de procariontes, protocélulas e procarióticas. São bem diferentes das eucariontes. De maneira geral, são bem menores, nada complexas estruturalmente falando. Tem como principal característica a ausência de carioteca, hoje chamado de envoltório nuclear, capaz de individualizar o núcleo celular, ao qual