Citações
1."Foi por volta de 1870 que os psiquiatras começaram a constituí-la (a homossexualidade) como objeto de análise médica: ponto de partida, certamente, de toda uma série de intervenções e de controles novos" (FOUCAULT, 1996, p.233).
2. “Portanto , a própria constituição do sujeito homossexual é também uma constituição histórica” (FOUCAULT ,1992, p. 233).
CITAÇÃO DIRETA LONGA
Afirma Ortega (1999, p.169)
Dentro desta concepção de modo de vida homossexual, não caberia a luta dos homossexuais por direitos iguais aos dos heterossexuais, pois segundo Ortega "isto significaria a ampliação a círculos homossexuais das formas de comunidade e relacionamento reduzidas na atualidade aos heterossexuais, em vez de inventar novas formas de existência não institucionalizáveis". Ou seja, lutar pelo direito de ter as mesmas formas de vida e de relacionamento que têm os heterossexuais significa institucionalizar e limitar uma forma de vida que pode inventar uma série de possibilidades de existência, que podem ir além do casamento, da família e da monogamia imposta pelo Estado. Seria inverter o processo criativo de construção de uma ética individual e de novas formas de relacionamento.
CITAÇÃO INDIRETA
1- Ortega (1999), explica que dentro da concepção de vida homossexual não caberia a luta dos homossexuais por direitos iguais ao dos heterossexuais.
2- O movimento gay sofreu um boom na década de 1970, em que a glorificação da marginalidade era um aspecto que atingia a cultura brasileira (MAGRAE, 1990).
CITAÇÃO DE CITAÇÃO
Há uma definição do preconceito enquanto uma antipatia, sentida ou expressa, que tem base em uma generalização falha e inflexível, dirigida a um grupo como um todo ou a um indivíduo, membro deste grupo. De forma mais abrangente, Camino e Pereira (2000) o definem enquanto uma "forma de relação intergrupal em que, no quadro específico das relações de poder entre os grupos, se desenvolvem e se expressam atitudes negativas,