Citações Ministério Criativo
Capítulo: Além da transferência de conhecimento.
“Estudantes são homens e mulheres que deveriam estar em uma situação excepcional que lhes permitisse refletir sobre si mesmo e sua sociedade sob a orientação de professores competentes.” (página 28).
“[..] o ministério do ensino nunca se limitou ao ensino da religião. Educação não primariamente ministério por causa do conteúdo que ensinamos, mas por causa da natureza do próprio processo educacional. Talvez tenhamos dado muito atenção ao conteúdo do ensino sem perceber a relação pedagógica é o fator mais importante do ministério de ensino.” (página 29).
“[...] um professor bem-sucedido é muitas vezes o individuo capaz de convencer que os seres humanos têm as ferramentas necessárias para domar o leão perigoso que eles irão enfrentar tão logo saiam do campo do treinamento.” (página 30).
“O modo como alguns estudantes olham para os colegas e seus professores, a expectativa que têm em relação às notas e diplomas, a forma como se preparam para suas provas e exames e para a universidade, e mesmo o modo como gastam seu tempo livre; tudo isto e muito mais está impregnado por um senso de rivalidade que é universal.” (página 30).
“É óbvio que em um sistema que encoraja essa competição constante, o conhecimento não é mais uma dádiva a ser compartilhada, mais um propriedade que deve ser defendida.” (página 30).
“Quando você entra em uma sala de aula de uma universidade hoje em dia, percebe que os debates se tornaram parte importante da educação moderna. O pressuposto é que os alunos aprendem mais com a discussão do que pela absorção de informação elaborada previamente.” (página 31).
“Tudo isso é para dizer que o que está implícito em muitos métodos de ensino ainda é a suposição predominante de que alguns são competentes e outros não; e que o objetivo do jogo é tentar fazer com que um seja tão competente quanto o outro. Quando este ideal é alcançado o professor