Ferro fundido
Citações em Documentos – Apresentação NBR 10520/2002
Anna Florência de C. Martins Pinto
Este texto pretende apresentar as condições exigidas para a apresentação de citações em trabalhos acadêmicos de acordo com as normas da NBR 10520/2002.
Citações consistem em informações retiradas de fontes consultadas para a realização de trabalhos acadêmicos. Assim, ao fazer um trabalho e utilizar-se de tais informações, estas devem ser indicadas de acordo com as normas de citação no corpo do trabalho e, de acordo com as normas de referências, ao final do mesmo, sendo indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data.
Deve-se destacar que as normas apresentadas neste texto, referem-se apenas ao sistema autor-data, isto é, citações feitas no corpo do trabalho.
As citações podem ser de dois tipos: citação direta ou textual ou literal e citação indireta ou conceptual ou livre.
1 CITAÇÃO DIRETA OU TEXTUAL OU LITERAL
Consiste na transcrição literal (cópia) de informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar, complementar ou sustentar o assunto apresentado. Deve ser transcrita exatamente como consta do original, entre aspas e contendo os elementos: autor, ano ou data, volume (se houver) e página da fonte consultada.
A citação direta pode ser feita de duas formas.
A primeira forma começa citando o autor da ideia (último sobrenome ou entidade coletiva), com letras minúsculas, exceto a inicial e nomes próprios. Depois, entre parênteses, a data, o volume e a página da fonte consultada. Por último virá a cópia da ideia, entre aspas.
A segunda forma começa pela cópia da ide ia entre aspas e, ao final, entre parênteses, deverá vir o último sobrenome do autor ou entidade coletiva (com letras maiúsculas), a data, o volume e a página da fonte consultada.
1.1 Citação direta de capítulo de livro, até 3 linhas
A citação direta até 3 linhas vem entre aspas e inserida no