Citações diversas
Gestão da qualidade total
A qualidade total representa muito mais do que apenas um produto físico. Os elementos relacionados ao serviço, à satisfação e ao sucesso, pois na perspectiva do cliente, não apenas o produto físico precisa incorporar os elementos desejados, como também o produto precisa estar disponível de forma precisa e condizente. A qualidade é, portanto, uma responsabilidade de todos em uma organização.
A Gestão da Qualidade Total(TQM) é uma filosofia e um sistema de gestão no atendimento às exigências de clientes, em todos os aspectos de suas necessidades, em todos os departamentose funções da organização, seja o cliente interno, externo ou intermediário, usuário final ou consumidor. Seus elementos conceituais básicos são: Compromisso e apoio máximos por parte da alta administração; Foco no cliente, no produto, no serviço e no processo de projeto; integração dentro e entre as organizações; e compromisso com melhoria contínua.
BOWERSOX, Donald J.; COOPER, M. Bixby; CLOSS, David J., Gestão Logística de Cadeias de Suprimentos,pg. 122. Bookman: São Paulo, 2002.
Donald J. Bowersox, M. Bixby Cooper, David J. Closs ( http://books.google.com.br/books?id=70bEUQAGyccC&pg=PA122&dq=o+que+%C3%A9+gest%C3%A3o+da+qualidade&hl=en&sa=X&ei=4DYqUZ3OMob69QSJsoGQBA&ved=0CEIQ6AEwAg)
Anos após a Segunda Guerra Mundial, a qualidade fo vista mais como uma função defensiva do que como uma arma competitiva para utilização no desenvolvimento de novos mercados e no aumento da participação nos mercados já conquistados. No entanto, hoje, é cada vez maior o número de companhias que reconhecem o valor da utilização da qualidade como uma arma estratégica ofensiva. Empresas que a adotaram como paramêtro são capazes tanto de indetificar novos nichos de mercado quanto aumentar sua participação nos mercados já conquistados.
DAVIS, Mark M.; AQUILANO, Nicholas J.; CHASE, Richard B., Fundamentos sa Administraçao da produção, 3° Edição, pg. 149, Bookman: São