Citação
Assis (1996, p. 41) afirma que “a informação está nas mãos de poucos, porque estes têm medo de perder suas tarefas, ou tornarse substituíveis.”
Exemplo 2 - No final do parágrafo (SOBRENOME DO
AUTOR, data, nº da página):
“A informação está nas mãos de poucos, porque estes têm medo de perder suas tarefas, ou tornar-se substituíveis.”
(ASSIS, 1996, p. 41).
Os métodos de ensino da leitura e da escrita abrangiam apenas o ensino do alfabeto, suas combinações e produção de sons, seguido depois pelo ensino da gramática como coisa pronta e acabada. De acordo com Rizzo (1998, p. 22):
[...] a investigação científica passou das línguas (todas as existentes) à língua (de concepção abstrata), percebida como e enquanto meio de comunicação do pensamento e definida como sistema de relações, determinado por suas propriedades internas, cujas possibilidades combinatórias oferecem-se à verificação empírica: as regras gramaticais.
Exemplo 2:
Os métodos de ensino da leitura e da escrita abrangiam apenas o ensino do alfabeto, suas combinações e produção de sons, seguido depois pelo ensino da gramática como coisa pronta e acabada.
[...] a investigação científica passou das línguas (todas as existentes) à língua (de concepção abstrata), percebida como e enquanto meio de comunicação do pensamento e definida como sistema de relações, determinado por suas propriedades internas, cujas possibilidades combinatórias oferecem-se à verificação empírica: as regras gramaticais. (RIZZO, 1998, p. 22).
CITAÇÃO DIRETA
Citação da Citação
É a citação de parte de um texto encontrado em um determinado autor, referente a outro autor, ao qual não se teve acesso. Utiliza-se apenas quando não houver possibilidade de acesso ao documento original. Indicado pela expressão apud que significa citado por.
Exemplo 1:
A teoria da Gestalt tem nesta perspectiva sua orientação teórica, entrando-se nos conceitos de estrutura e totalidade.