Citação
As citações na produção textual são feitas para apoiar uma hipótese, sustentar uma ideia ou ilustrar um raciocínio. Sua função é oferecer ao leitor o respaldo necessário para que ele possa comprovar a veracidade das informações fornecidas e possibilitar o seu aprofundamento.
Ressalva-se que a referência bibliográfica, isto é, os dados que identificam uma publicação citada, tais como autor, título, local, editora ou data, deve aparecer no final do trabalho sob o título de Referências, pois desta maneira o leitor poderá identificar a obra e, assim, facilitar sua localização em catálogos, índices bibliográficos, bibliotecas, Internet, entre outros locais.
Citação direta ou textual[editar | editar código-fonte]
É a reprodução integral de parte da obra consultada, conservando-se a grafia, pontuação, idioma e gênero.
Citação com até três linhas: deve ser incorporada ao parágrafo e aparecer entre aspas duplas.
Mais de três linhas: deve figurar em um bloco abaixo do texto, com recuo de 4 cm para todas as linhas, a partir da margem esquerda, espaçamento simples entre as linhas, fonte menor que a do texto e sem aspas.
Exemplo no texto:
Drucker (1984, p.17) comenta sobre a prática administrativa afirmando que:
A administração é exercício, não ciência. A esse respeito, ela pode comparar-se com a medicina, a advocacia e a engenharia. Não é conhecimento, mas desempenho. Além disso não representa a aplicação do bom senso, ou da liderança, menos ainda da manipulação financeira. Seu exercício baseia-se no conhecimento e na responsabilidade.
Exemplo da referência:
DRUCKER, Peter Ferdinand. Introdução à administração. São Paulo: Pioneira,