Cistite
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE ENFERMAGEM
INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO (ITU): CISTITE
Disciplina: Saude do Adulto I
Professora: Eliane
Acadêmicos: Ana Clara Ruani e Nathaniel Fagundes
Passo Fundo, abril de 2013
INTRODUÇÃO
A infecção do trato urinário é umas das infecções mais comuns entre mulheres jovens sexualmente ativas, homens com obstrução prostática e idosos. O objetivo desde trabalho é discutir as particularidades da cistite, infecção esta que se da através das vias urinarias inferiores, enfatizando as causas, manifestações, diagnóstico, tratamento, complicações e os cuidados da equipe de enfermagem.
INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO
CONCEITO DE (ITU):
Infecção do Trato Urinário (ITU) é definida como a invasão de microorganismos, geralmente bactérias, para as vias urinárias, desde a bexiga até os rins, incluindo a próstata. De acordo com o segmento afetado, pode ser dividida em duas categorias anatômicas: infecção das vias urinárias inferiores (uretrite, cistite e prostatite), e infecção da vias urinárias superiores: (pielonefrite e abscessos infrarenais e perifréticos.
CISTITE:A cistite é uma infecção do trato urinário ou na bexiga que afeta mais mulheres sexualmente ativas na faixa etária de 20 a 50 anos, mas pode afetar ambos os sexos.Ela ocorre, geralmente, quando o trato urinário (uretra e a bexiga), é colonizado por bactérias, tornando-se irritado e inflamado. As mulheres têm mais propensão de desenvolver esta infecção devido à sua uretra ser menor do que a do sexo masculino (feminina cerca de 4 centímetros aproximadamente, e em homens 13 centímetros) e, assim, as bactérias fazem uma distância mais curta a partir da pele, facilitando a entrada da bactéria na bexiga; outro fator é a pequena distância entra a uretra e o ânus.
CAUSAS: A etiologia da ITU apresenta variações com o sexo, idade, estado geral, uso prévio de antibióticos e aquisição dentro ou fora do ambiente