CISTITE
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: CLÍNICA MÉDICA
CISTITE
TURMALINA
(Outubro/2014)
CISTITE
Denomina-se como cistite a inflamação e/ou infecção da bexiga, que acomete homens, mulheres e crianças, porém, se torna mais recorrente em mulheres pelas suas características anatômicas favorecerem a sua incidência, como por exemplo, o fato da uretra feminina ser menor que a masculina e a proximidade com a região perianal.
AGENTE CAUSADOR.
Possuem dois tipos de cistite, a infecciosa e a inflamatória.
Infecciosa: é causada principalmente por bactérias, em geral Escherichia coli, a mesma faz parte da microbiota normal do intestino, porém em contato com o trato urinário pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).
Inflamatória: pode haver várias causas, como, produtos químicos, medicamentos, doenças alérgicas, parasitárias, imunológicas e irradiação.
SINTOMAS
Os principais sintomas são:
Dor ou ardor ao urinar.
Grande necessidade de urinar com frequência,porém, com micção escassa.
Urina turva ou com sangue (nos casos mais graves)
Dores no abaixo do ventre, nas costas e na bexiga.
Febre.
DIAGNÓSTICO
A confirmação do diagnóstico se faz através dos sintomas juntamente com os exames de urina tipo I e urocultura com antibiograma (para identificar o agente infeccioso e orientar o tratamento).
TRATAMENTO
O tratamento é feito com antibióticos orais que são recomendados pelo risco que a infecção acometa os rins, usados de acordo com o tipo de bactéria encontrada, os mais usados costumam ser: trimetoprima-sulfametoxazol, amoxicilina, Augmentin, doxiciclina e fluoroquinolonas, e ainda pode ser recomendado drogas para o alivio do ardor e a urgência em urinar, como: O cloridrato de fenazopiridina (Pyridium), que é a mais usada. Recomenda-se o consumo de muita água, a mesma auxilia na eliminação das bactérias da