Cisternas desenho tecnico
Uma cisterna (do latim cisterna) é um reservatório de águas pluviais, podendo também ser abastecida com o degelo de neve.
Os seus benefícios são o aproveitamento da água assim obtida não apenas para o consumo (alimentação, limpeza), como também para a irrigação.
Na arquitetura militar constituía-se em elemento essencial à sobrevivência dos defensores diante de um cerco, especialmente nas regiões de clima equatorial e tropical atingidas pelos europeus a partir da etapa dos descobrimentos marítimos.
A cisterna é muito utilizada na Região Nordeste (semiárido) do Brasil.
A da foto é muito utilizada na Região Sul do Rio Grande do Sul: pelo orifício superior é colocada uma calha para recolher a água da chuva.
Há também as cisternas de prédios em geral, em todo o país, as quais; geralmente não são bem cuidadas.
Piscina
No campo do esporte pode distinguir três tipos de piscinas: * Piscina de 50 metros ou piscina olímpica, conhecida por ser a piscina oficial das Olimpíadas. * Piscina de 25 metros, ou curso curto. * Piscina de mergulho, menor.
Seus usos são esportes variados, sendo usados no campo da natação, o polo aquático, o nado sincronizado ou acrobacias
Existem diversos problemas de saúde associados ao uso de piscinas, que aparecem quando o tratamento da água não é feito de maneira adequada, os mais comuns são: pé de atleta, dermatites, micoses, conjuntivites, hepatite e inflamações nos ouvidos, nariz e olhos. Hoje, as piscinas têm experimentado um avanço tecnológico significativo, especialmente em termos de purificação de água. É usado cloro para manter limpo.
Parâmetros de controle da água * Alcalinidade: a alcalinidade ideal é de 80 a 120 mg de CaCO3 por litro. Se for maior que 150 mg causa incrustações. * pH: o pH ideal deve estar entre 7,2 e 7,6. Se for menor que 7,2, é irritante aos olhos e à pele, ocorre uma demanda maior de cloro e favorece a corrosão. Se for maior que 7,6, confere uma maior turbidez a água e