Cisalhamento
1) INTRODUÇÃO 4
2) DESENVOLVIMENTO DO TEMA PROPOSTO 5
2.1) TENSÃO DE CISALHAMENTO 6
3) CURIOSIDADES 7
3.1) CRIADO UM VIDRO MAIS FORTE DO QUE O AÇO 7
3.2) DESENVOLVIMENTO DE UM ADESIVO NANOMODIFICADO POR GRAFENO 8
4) APLICAÇÕES 9
5) CONCLUSÃO 10 BIBLIOGRAFIA 11
1) INTRODUÇÃO
O cisalhamento está mais presente em nossas vidas do que se imaginamos: ao cortar uma folha, um pedaço de queijo ou aparas do papel com guilhotina, entre muitos outros exemplos.
No caso de metais, podemos praticar o cisalhamento com tesouras, prensas de corte, dispositivos especiais ou simplesmente aplicando esforços que resultem em forças cortantes.
Ao ocorrer o corte, as partes se movimentam paralelamente, por escorregamento, uma sobre a outra, separando-se. A esse fenômeno damos o nome de cisalhamento.
Ao fazer o teste de cisalhamento, podemos ver como os materiais reagem ao esforço de tração, quais os limites de tração que suportam e a partir de que momento de rompem, isso é muito importante, principalmente na estamparia que envolve corte de chapas, ou nas uniões de chapas por solda, por rebites ou por parafusos, onde a força cortante é o principal esforço que as uniões vão ter de suportar.
Neste trabalho você vai ver como e quando acontece o cisalhamento e os cálculos que deveram se feitos, além de um protótipo a ser apresentado em sala de aula exemplificando muito bem como esse fenômeno acontece.
2) DESENVOLVIMENTO DO TEMA PROPOSTO
Deformação ou fratura sofrida por um corpo quando submetido à ação de forças cortantes que atuam em direções paralelas e em sentidos opostos sobre pontos adjacentes do corpo define-se como cisalhamento.
Ao estudar os ensaios de tração e de compressão, você ficou sabendo que, nos dois casos, a força aplicada sobre os corpos de prova atua ao longo do eixo longitudinal do corpo.
No caso do cisalhamento, a força é aplicada ao corpo na direção perpendicular ao seu eixo longitudinal. Esta força cortante, aplicada no plano da seção