Cirurgia Ortognatica
Curso de Fisioterapia – 8º Semestre
Seminário Estágio Ortopedia
CIRURGIA ORTOGNÁTICA
Nomes: Liliane A.N. Marques RA 3200488999 Karen Cristina Arthur RA 1001796136 Urgel Teixeira F. Silva RA 1091135599
CIRURGIA ORTOGNÁTICA
DEFINIÇÃO
Procedimento cirúrgico que visa restabelecer um padrão facial normal para pacientes que apresentam um desenvolvimento ósseo facial fora do ideal. A cirurgia é indicada para pacientes com retrognatismo ou prognatismo mandibular, ou seja, protusão e retrusão da mandíbula.
A cirurgia ortognática visa o tratamento das deformidades dentoesqueléticas, não somente com o objetivo estético, mas principalmente o funcional que envolve a correção da oclusão dentária. Através de uma minuciosa análise facial e histórico do paciente o cirurgião e o ortodontista identificam qual será a cirurgia ideal para o caso.
Durante a cirurgia é necessário fratura dos ossos da face e o seu reposicionamento. Os traumas causam efeitos principalmente nos músculos da mastigação e na adaptação neuromuscular. Também é aplicada determinada força no côndilo o que resulta em edema dentro e ao redor da ATM.
ANATOMIA DA PATOLOGIA
ATM (articulação temporomandibular) são músculos e ligamentos que constituem o eixo estrutural do sistema estomatognático. Esta articulação está localizada na região crânio-cervico-facial tendo como principais funções a mastigação, deglutição, fono-articulação, gustação e respiração.
Os músculos presentes nesta região são divididos em dois grupos: os elevadores da mandíbula e os abaixadores da mandíbula.
Os músculos responsáveis pela elevação são: m. masseter, m. temporal, m. pterigoideo medial, m. pterigoideo lateral (cabeça superior)
Os músculos responsáveis pelo abaixamento são: m. ptrigóideo lateral (cabeça inferior) m.