cirurgia do trato digestorio
Introdução
Uma boa alimentação é muito importante para vida do ser humano e quando adequada permite ao homem maior tempo de sobrevivência e com melhor qualidade de vida.
As escolhas alimentares humanas estão associadas a diversas influências de ordem social, cultural, histórica, religiosa, econômica e do campo biológico, e é o homem em condições normais e disponíveis exerce o seu arbítrio na escolha alimentar.
As sociedades modernas transfere a alimentação para territórios cada vez mais amplos e com a ajuda da globolização produtos e serviços são distribuídos a uma escala mundial.
Os fluxos migratórios também ajudaram no processo de globalização alimentar uma vez que trazem alimentos novos para os países de acolhimento além de trazerem consigo hábitos alimentares de seu país de origem.
Diante de tanta diversidade alimentar o enfermeiro deverá identificar as diferentes vertentes que envolvem a alimentação humana e obter um olhar holístico sobre a nutrição do homem.
Enfim, o artigo tem como principal objetivo identificar as diferentes vertentes que envolvem a alimentação humana, sob um ponto de vista multidimensional e analisar a abordagem do enfermeiro contexto alimentar dos utentes.
Metodologia.
Foi realizada uma revisão bibliográfica teoria apartir de vários autores, artigos de revistas periódicas que priorizam narrativas sobre a alimentação em distintos grupos e lugares, com pesquisa em fontes de dados científicos online:
A Scientific Eletronic Library online, a biblioteca do conhecimento online B-on, a Google scholar, as sites da direção geral de saúde e da Organização Mundial de Saúde.
A alimentação é uma das bases da saúde do individuo e o enfermeiro no exercício das suas funções deve promover hábitos alimentares corretos demonstrando conhecimentos no domínio das relações entre nutrição, alimentação e saúde, doença, tendo a capacidade de explicar a necessidade de