Análise do texto e do discurso da música Linda Rosa
A homossexualidade é vista de várias formas, como uma doença, pecado, blasfêmia as regras impostas pela sociedade, algo geneticamente transferido aos seu descendentes. Portanto a música, pode ser um retrato da cantora como uma reflexão geral de sobre o ser homoafetivo.
A Linda Rosa é uma mulher homoafetiva, e que vive em conflito com sua situação o tempo todo, principalmente na questão de relacionar amorosamente.
"Pior que melhor de dois
Melhor do que sofrer depois
Se é isso que me tem ao certo
A moça de sorriso aberto"
Nesta estrofe com uma referencial catafórica, mostra sua reflexão de ser homoafetiva e de se relacionar com alguém do mesmo sexo, por mais que vá sofre depois, mas que ainda vale a pena, e também o modo de assumir a homossexualidade.
"Ingênua de vestido assusta
Afasta-me do ego imposto
Ouvinte claro, brilho no rosto
Abandonada por falta de gosto"
Com um referencial anafórico no momento que ela se vê vestida com um vestido ela se assusta, pois sente que sua natureza não é assim, então ela foge do que é imposto pela sociedade e pela religião e ela se vê abandonada por isso.
"Agora sei não mais reclama
Pois dores são incapazes
E pobres desses rapazes
Que tentam lhe fazer feliz"
Neste momento já começa o fim do seu conflito, pois ela sabe que vai sofrer com sua opção, ela tenta se relacionar com homens, porém não sente nada, nem físico e nem emocional.
" Escolha feita inconciente
De coração não mais roubado
Homem feliz, mulher carente
A linda rosa perdeu pro cravo"
Numa escolha feita inconsciente e por vários motivos como a dificuldade da sua opção sexual ser aceita dentro da