O texto na sala de aula
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
O TEXTO EM SALA DE AULA
DO COMPREENDER PARA O REDIGIR
Ilma Nogueira (UERJ / CIFEFIL)
Uma das mais importantes formas de operações didáticas do ensino da língua é o aprimoramento da compreensão e interpretação do texto. Os novos conhecimentos lingüísticos, principalmente os incluídos no campo da lingüística textual, podem contribuir para promover a utilização autônoma de estratégias de compreensão no espaço complexo e rico que caracteriza a dinâmica da vida na sala de aula.
O professor é um eterno investigador das idéias impressas nas páginas que convidam à leitura em toda sua magia. A leitura vai guiando os caminhos para um novo horizonte. A cada palavra nova nasce uma significativa imagem. Uma imagem que provoca permanente curiosidade proporcionando a criação e a recriação da linguagem metafórica.
Compreender e interpretar não é um processo mecânico, que deixa transparecer o peso da força e do dever. Esse procedimento inserido no processo de aquisição de conhecimentos adquire uma medida de liberdade e de prazer. O aluno descobre que compreender e interpretar não é apenas montar palavras: é dar sentido à vida; é assimilar a linguagem sem o risco da alienação; é construir histórias com as experiências do cotidiano; é descobrir a realidade; é uma cumplicidade gerada pela energia do saber, que estabelece um elo de ligação e de trocas para eliminar as sombras da ignorância.
O ensino da leitura assume uma grande importância nas aulas de língua. O aluno deve ser preparado para ser um bom leitor. O bom leitor não é apenas o que compreende mais e melhor os textos que lê, mas o que sente prazer e gosto pela leitura. A capacidade de desfrutar a leitura é uma característica intrínseca do bom leitor. Sem o leitor, o texto é um significante sem significado. É preciso que o aluno compreenda a significação do texto em sua profundidade para ser capaz de entender o processo