Cirurgia do joelho
Grupo 3: Cirurgia do joelho
Tipos de cirurgias de substituição do joelho
Ligamento Cruzado Anterior
Lesão do ligamento cruzado anterior
O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um dos mais importantes ligamentos do joelho, atuando principalmente na estabilização anterior do joelho. Sua principal função é a restrição da translação anterior da tíbia em relação ao fêmur e, secundariamente, ainda atua no controle rotacional da articulação do joelho. A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das lesões ligamentares mais frequentes do joelho.
Fatores Predisponentes
A lesão do LCA ocorre mais comumente em mulheres, provavelmente por peculiaridades anatômicas, hormonais e pela menor força muscular. Lesões bilaterais ocorrem em aproximadamente 4% dos pacientes. Pacientes participantes de esportes com salto como vôlei e basquete ou então que envolvam o mecanismo de pivot como o futebol tem um maior risco de lesão do LCA.
Mecanismo de Lesão
A ruptura do ligamento cruzado anterior ocorre devido a lesões torcionais do joelho geralmente sem contato físico durante a prática esportiva. Movimentos como paradas bruscas com rotação do corpo sobre o joelho com o pé preso ao solo ou então hiperextensão do joelho são mecanismos que podem levar à ruptura do LCA. Traumas não esportivos como acidentes automobilísticos e acidentes domésticos também podem levar à lesão deste ligamento.
Consequências a Saúde
Frente à complexa anatomia e comportamento biomecânico do LCA, as rupturas do ligamento cruzado anterior ocasionam importantes alterações do funcionamento normal do joelho evidenciadas principalmente durante atividades de alta demanda funcional dos membros inferiores. Essas alterações na cinemática normal do joelho podem ser consideradas como um dos principais fatores relacionados ao desenvolvimento de doença degenerativa articular nos pacientes com