Enfermagem
O joelho é uma articulação formada por um conjunto de estruturas que devem trabalhar em harmonia possibilitando a reestruturação do peso do corpo e os movimentos necessários para a deambulação.
1. O que é Artroplastia Total de Joelho?
A Artroplastia total de joelho é uma cirurgia comum e com excelentes resultados, realizada em pacientes com artrose degenerativa do joelho. É uma cirurgia que tem como objectivo substituir uma articulação "doente".
A cartilagem articular danificada é substituída por peças de metal e plástico (próteses). A extremidade do fémur ‚ coberta com uma prótese de metal e as da tíbia e da patela com plástico. As próteses são habitualmente fixadas ao osso através de um cimento plástico especial, chamado metilmetacrilato. Este vem em forma de um pó e um líquido, que são misturados e em alguns minutos adquirem uma consistência pastosa. Essa pasta é então pressionada contra o osso e a prótese ‚ pressionada contra o cimento. Em cerca de dez minutos o cimento adquire consistência.
Após a colocação da prótese, o metal que cobre o fémur fica em contacto com o plástico que cobre a tíbia, permitindo os movimentos do joelho sem que haja contacto de osso contra osso, o que traz alívio da dor. O plástico de que são feitas as próteses da tíbia e da patela é chamado polietileno de densidade ultra-alta, e apresenta um desgaste muito pequeno ao longo do tempo em contacto com o metal muito polido da prótese femoral.
Certos factores como idade, osteoporose ou se há grande deformidade no joelho vão determinar o tipo de prótese mais adequado para cada paciente.
2. Quando está indicada?
As indicações mais comuns para realização da artroplastia do joelho são a presença da dor e impotência funcional e não há hipótese de melhoria com outros tratamentos.
Geralmente são pacientes com artrite reumatóide ou osteoporose degenerativa dos joelhos que tiveram insucesso com tratamento conservador
3. O que se deve esperar da