Artroplastia de joelho
A Artroplastia total de joelho é uma cirurgia comum e com excelentes resultados, realizada em pacientes com artrose degenerativa do joelho. É uma cirurgia que tem como objetivos substituir uma articulação "doente".
A artroplastia parcial é normalmente empregue em doentes com alterações apenas numa das metades do joelho, a interna ou a externa.
A cartilagem articular danificada é substituída por peças de metal e plástico (próteses). A extremidade do fêmur ‚ coberta com uma prótese de metal e as da tíbia e da patela com plástico. As próteses são habitualmente fixadas ao osso através de um cimento plástico especial, chamado metilmetacrilato.
Após a colocação da prótese, o metal que cobre o fêmur fica em contato com o plástico que cobre a tíbia, permitindo os movimentos do joelho sem que haja contato de osso contra osso, o que traz alívio da dor.
Certos fatores como idade, osteoporose ou se há grande deformidade no joelho irão determinar o tipo de prótese mais adequado para cada paciente.
Quando está indicada?
As indicações mais comuns para realização da artroplastia do joelho são a presença da dor e impotência funcional e não há chance de melhora com outros tratamentos.
Geralmente são pacientes com artrite reumatóide ou osteoporose degenerativa dos joelhos que tiveram insucesso com tratamento conservador
O que se deve esperar da cirurgia?
- Melhora da dor.
- Recuperação dos movimentos necessários para sentar, andar, subir e descer escadas.
Orientações a serem seguidas antes da cirurgia: pré-operatório:
- Alguns exercícios devem ser realizados em casa enquanto aguarda a cirurgia.
- Os exercícios são fundamentais para o sucesso da cirurgia, reserve pelo menos 30 minutos por dia para eles.
- Os músculos da coxa são muito importantes na recuperação do joelho. Prepare sua coxa para a cirurgia fazendo este exercício na cama:
• faça um pequeno rolo com uma toalha de rosto e coloque embaixo do joelho;
• dobre a outra perna e apóie o pé;