Cirurgia de apendicite
Essa especialidade ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamentos de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos, em situações de urgência e em tratamentos de caráter eletivo.
Cirurgia para apendicite
A cirurgia para apendicite chamada de apendicectomia é o tratamento utilizado em caso de inflamação do apêndice. Esta cirurgia pode realizada em caso de apendicite aguda, quando ela ocorre de forma abrupta e também na crônica, quando ela surge devagar e progressivamente.
A apendicectomia geralmente demora cerca de 30 a 60 minutos e resume-se em extrair o apêndice. A cirurgia pode ser feita através de duas técnicas:
Tradicional em que é feito um corte no abdômen do lado direito em baixo para se retirar o apêndice;
Laparoscopia onde se retira o apêndice a partir do umbigo ou de 3 furinhos realizados na área afetada.
Qualquer que seja a técnica, a cirurgia para apendicite é realizada sob anestesia geral.
A cirurgia para retirada do apêndice é necessária, pois o apêndice infectado pode romper em menos de 24 horas após o início dos sintomas, dando origem a uma apendicite supurada e a cirurgia reduz o risco de complicações como por exemplo peritonite que é a inflamação da cavidade do abdômen, sepsis que é a infecção grave do organismo e morte.
O tempo de internamento na cirurgia para apendicite é de cerca de 1 a 2 dias. No entanto, em caso de cirurgia para apendicite estourada ou supurada, o tratamento será bem mais complexo e o tempo de internamento maior.
Pré – operatório
Dar apoio psicológico é outro aspecto muito importante que a enfermagem deve ter em conta já que o impacto que a situação clínica provoca no paciente e na família medo em relação à intervenção