circutos oscilantes
Circuito oscilante em serie e em paralelo
Desfasamento
Ressonância
Objectivo
Compreender o funcionamento de circuitos oscilantes eléctricos em serie e em paralelo.
Determinar a frequência de ressonância
Utilizar diagramas de ponteiros para determinar as impedâncias de circuitos alternados.
Introdução
Os circuitos elétricos oscilantes estão em constante presença em nosso cotidiano, sendo talvez exemplo mais presente, o fato de que corresponde ao que ocorre na prática na distribuição de tensão à população. Neste experimento estudaremos alguns princípios básicos de circuitos que se aproximam ao que ocorre no exemplo citado acima, em que geradores oscilantes fornecem tensões senoidais ou cossenoidais numa certa frequência, fazendo análises qualitativas e quantitativas da resposta dos circuitos à determinadas frequências. Em particular, estudaremos a ressonância num circuito RLC em série e em paralelo em regime permanente senoidal, o qual tem grande aplicação na recepção de sinais de TV ou rádio por exemplo.
Um circuito RLC (também conhecido como circuito ressonante ou circuito aceitador) é um circuito elétrico consistindo de um resistor (R), um indutor (L), e um capacitor (C), conectados em série ou em paralelo. O circuito RLC é chamado de circuito de segunda ordem visto que qualquer tensão ou corrente nele pode ser descrita por uma equação diferencial de segunda ordem.
Teoria
Resistência de corrente alternada, Impedância
Mesmo como no caso da tensão contínua, pode-se aplicar tensões alternadas aos circuitos com componentes eléctricos ou seja resistências, bobinas e condensadores. A relação entre tensões, correntes e potenciais nestes circuitos é determinada aplicando a lei de Ohm e a regra de Kirchhoff.
Começamos com os circuitos mais fáceis onde só uma componente é ligada á tenção alternada. A tensão alternada tem a forma geral:
onde : φ é o ângulo fixo de fase; T = período da função.
Resistência ohmica
Uma resistência