Circutos em série e paralelo
2 - OBJETIVO 02
3 - INTRODUÇÃO 03
4 - CONCEITOS BÁSICOS 04 4.1 – Circuitos em série 04 4.2 – Circuitos em paralelo 05
5 – APLICAÇÃO NA AULA PRÁTICA 05 5 1 - Material utilizado 05 5.2 - Descrição da aula prática 06
6 - CONCLUSÃO 07
7 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08
2. Objetivo
Apresentar a medição da resistência elétrica com um multímetro digital, demonstrar a relação entre tensão e corrente de um resistor, comparando os valores teóricos e valores medidos dos resistores.
Introdução
Os resistores são elementos que apresentam resistência à passagem de eletricidade. Podem ter uma resistência fixa ou variável. A resistência elétrica é medida em ohms. Chama-se de Resistência a oposição à passagem de corrente elétrica. Quanto maior a resistência, menor é a corrente elétrica que passa num condutor. Neste relatório vamos apresentar os conceitos de resistência, e os valores obtidos pela verificação teórica e medida nos circuitos paralelos e em série.
3. CONCEITOS BÁSICOS
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. São muito utilizados para limitar a quantidade de corrente em um circuito (diminuindo a tensão), ou ainda, transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule). A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade ohm. Esses elementos causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os