Circulo de viena
CIRCULO DE VIENA
BIOGRAFIA
Schlick, Moritz (1.882-1.936).
Filósofo alemão nascido em Berlim e morreu em Viena, morto por um estudante na faculdade. Ele ensinou física na Universidade de Kiel e Filosofia das ciências indutivas em Viena. Colaborou no nascimento do Círculo de Viena, que foi o centro difusor neopositivismo até a anexação da Áustria pela Alemanha.
Entre neopositivistas Viena, personalidade Schlick foi mais aberto a várias questões.Claro, que aparecem após os temas que definem neopositivismo, incluindo: a oposição à metafísica ea filosofia reduzida a análise lingüística. Mas da mesma forma, aparece em seus escritos sobre ética uma Weltanschauung naturalistas e moral otimista. A vida tem valor para o conteúdo que dá ao homem ea alegria com que vive. Ciência e cultura deve tender para um rejuvenescimento do homem. A moralidade tem que parar de ser um dever moral de tornar-se um entusiasmo moral, e que o ato é um fim em si mesmo, como um jogo.
As principais contribuições Schlick pertencem ao campo da epistemologia e epistemologia. Entusiasticamente defendido epistemologia filosófica não deve impor sua tutela sobre a metodologia da ciência, mas aprender com ele. Schlick é o Princípio de Verificação famoso: O significado de uma proposição é o método de sua verificação . Assim, proposições metafísicas, não sendo nada, verificáveis média.Esta "abordagem verificação empírica" foi o tema central do neopositivismo vienense em sua primeira fase.
Suas obras: A ciência da verdade na lógica moderna (1910), A importância filosófica do princípio da relatividade (1915), Espaço e tempo na física atual(1917), Teoria Geral do Conhecimento (1918), é o significado de física moderna é criticist ou empirista? (1924), A causalidade da física contemporânea (1931), as convenções são as leis