circulação
A função da circulação é transportar nutrientes, metabólitos, hormônios, etc, para todas as partes do corpo e manter o ambiente adequado em todos os líquidos teciduais do organismo para a manutenção da vida celular. Na maioria dos tecidos a intensidade de fluxo é controlada em resposta às suas necessidades metabólicas, porém em alguns órgãos a circulação também desempenha outras funções. Como exemplo, podemos citar os rins, onde o fluxo de sangue, muito maior do que o necessário à sua demanda metabólica, deve-se a sua função excretora (um grande volume de sangue deve ser filtrado a cada minuto. Coração e vasos são controlados de forma a gerar o débito e pressão necessários à perfusão adequada dos tecidos.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DA CIRCULAÇÃOEditar
A circulação se divide em circulação pulmonar (ou pequena circulação) e circulação sistêmica (ou grande circulação/ circulação periférica).
PARTES FUNCIONAIS:Editar
-Artérias: transportam sangue sob alta pressão e velocidade aos tecidos. Tem fortes paredes vasculares.
-Arteríolas: ramos finais do sistema arterial, são condutos de controle anteriores aos capilares. Sua forte parede muscular pode ocluir completamente a luz do vaso impedindo o fluxo ou dilatar o vaso, aumentando o fluxo.
-Capilares: responsáveis pelas trocas com o tecido. Tem paredes finas com diversos poros capilares.
-Vênulas: coletam o sangue dos capilares.
-Veias: levam o sangue das vênulas de volta ao coração e atuam como reservatório de sangue. Tem finas paredes musculares.
VOLUME DE SANGUE NAS PARTES DA CIRCULAÇÃO:Editar
Cerca de 84% do volume de sangue se encontra na circulação sistêmica (64% nas veias, 13% nas artérias e 7% nas arteríolas e capilares), 7% no coração e 9% nos pulmões.
ÁREA DE SECÇÃO TRANSVERSAL E VELOCIDADE DE FLUXO SANGUÍNEOEditar
Para cálculo da secção transversal, devemos considerar como se todos os vasos de cada tipo fossem colocados lado a lado. Desta forma, tem-se que a área