CIRCULAÇÃO
A circulação do sangue e a distribuição de líquidos no organismo são feitas pela ação coordenada do coração, dos vasos sanguíneos e do sistema linfático.
As artérias conduzem o sangue aos tecidos, as veias retornam o sangue ao coração, que o movimenta continuamente; cabe aos vasos linfáticos o papel de reabsorver o excesso de líquidos filtrado na microcirculação.
Os fluidos do corpo transitam por três compartimentos: intracelular, intersticial e intravascular. Esses compartimentos encontram-se em homeostase; quando há rompimento desse equilíbrio, surgem alterações, que comumente podem ser agrupadas dentro dos distúrbios circulatórios. Compreendem alterações hídricas intersticiais (edema), alterações no volume sangüíneo (hiperemia, hemorragia e choque) e alterações por obstrução intravascular (embolia, trombose, isquemia e infarto).
2 DISTURBIOS CIRCULATÓRIAS
A circulação do sangue e distribuição de líquidos no organismo são feitas pela ação coordenada do coração, dos vasos sanguíneos e do sistema linfático.
As artérias conduzem o sangue até os tecidos, na microcirculação ocorrem as trocas metabólicas, as veias retornam o sangue ao coração, que o movimenta continuamente; cabe aos vasos linfáticos o papel de reabsorver o excesso de líquidos filtrado na microcirculação.
2.1 Hiperemia
Consiste no aumento da quantidade de sangue no interior dos vasos de um órgão ou território orgânico, causado por maior fluxo sangüíneo ou por deficiente escoamento. Hiperemia pode ser aguda ou crônica, ativa ou passiva.
A Hiperemia Ativa consiste em dilatação arteriolar com aumento do fluxo sanguíneo local. A vasodilatação é de origem simpática ou humoral e leva à abertura de capilares inativos, o que resulta na coloração rósea intenso ou vermelha do local atingido e aumento da temperatura. Ao microscópio, os capilares encontram-se repletos de hemácias.
A hiperemia ativa pode ser fisiológica, quando há necessidade de maior