Circuitos Lógicos
Fez os seus estudos no Owens College, em Manchester, para de seguida ir estudar física na Universidade de Cambridge, onde foi aluno de James Clerk Maxwell. Em 1880 passou a ser professor de física naquela que é hoje a Universidade de Birmingham, posto que ocupou até à sua morte, a 30 de Março de 1914.
Teorema de Poynting
Em eletromagnetismo, o teorema de Poynting, desenvolvido por John Henry Poynting, expressa a lei de conservação da energia. Estabelece que a diminuição de energia eletromagnética numa região se deve à dissipação de potência em forma de calor (por efeito Joule) e ao fluxo em direção ao exterior do vetor de Poynting.
Relaciona a derivada temporal da densidade de energia eletromagnética com o fluxo de energia e a taxa em que o campo realiza um trabalho. Pode ser representada mediante a fórmula:
onde u é a densidade de energia, S é o vetor de Poynting, J a densidade de corrente e E o campo elétrico. Dado que o campo magnético não realiza trabalho, a parte direita da equação inclui todo o trabalho realizado pelo campo eletromagnético.
Na forma de um integral, pode-se expressar como:
onde:
Pd : potência dissipada por efeito Joule
W : energia electromagnética
Vector de Poynting a Física, o vetor de Poynting representa a densidade direcional do Fluxo de energia (a quantidade de energia transferida por unidade de área, em Watts por metro quadrado (W·m−2)) de um Campo eletromagnético. Foi nomeado em homenagem ao seu descobridor John Henry Poynting. Oliver Heaviside e Nikolay Umov independentemente co-descobriram o vetor de Poynting.
Definição
Nos trabalhos originais de Poynting e em muitos livros texto, é usualmente denotado por S ou N, e definido como:
a qual é comumente chamada de forma de Abraham; onde E é o Campo elétrico e H o Campo magnético.3 4 (Todas as letras em negrito representam vetores.)