Circuitos logicos
Compreender componentes da eletrônica.
Construir a partir de circuitos lógicos e utilizando CI 7400 um flip-flop SR com clock.
Desenvolver o funcionamento de um flip-flop tipo SR síncrono.
Introdução
Flip-Flop
Nos circuitos combinacionais (portas lógicas), nota-se que p/ uma determinada combinação de valores atribuídos nas entradas, obtém-se um único sinal na saída.
Os Flip-Flops são característicos por possuírem uma realimentação da saída p/ a entrada. São chamados também de circuito de trava (Latch) ou multivibrador biestáveis.
Os biestáveis úteis podem ser montados através de portas lógicas ou adquiridos em forma de CI (Circuitos Integrado). Os biestáveis são interligados p/ formar circuitos lógicos seqüenciais p/ armazenamento, temporização, contagem e seqüencial
Uma memória de um bit é o elemento fundamental para desenvolver qualquer outra memória. Estas memórias de um bit podem "guardar" estados "1" (Q=1) ou estados "0" (Q=0). Uma estrutura básica de uma memória, ainda não associada a qualquer pulso externo de clock, pode ser obtida a partir de dois NANDs associados, conforme visto a seguir
Como pode ser observado no esquema ao lado, existem duas saídas Q e Q negado que realimentam a entrada. Esta realimentação associada aos NANDs faz com que, independente dos valores de entrada, as únicas saídas possíveis para esta montagem são opostas entre sí, ou seja, os valors de Q e Q negado serão iguais a 0 e 1 ou 1e 0, respectivamente. Se buscarmos uma memória, desejamos que seja possível escrever o valor na memória, não nos serve de nada uma memória na qual não possamos controlar seu conteúdo. Uma das formas de controlar o conteúdo de uma memória é associar às entradas uma lógica inversora, utilizando ANDs. A utilização dos ANDs permite que a memória fique estável em várias situações, mantendo seu valor, independente do que aconteça na entrada.