Circuitos Integrados
INTEGRADOS
•
•
•
•
•
•
•
Existem muitos meios de projetar um circuito lógico eletrônico.
Primeiros circuitos lógicos controlados eletronicamente, eram baseados em relés (1930).
Meio de 1940 – ENIAC – tubos de vácuo – 18000 tubos e um número similar de portas lógicas, 100 pés de comprimento, 10 pés de altura, 3 pés de profundidade e 140kW de consumo de energia.
1950 – Diodo semicondutor e transistor bipolar de junção – computadores menores, mais rápidos e com maior capacidade. MOSFET (transistor de efeito de campo semicondutor metal-óxido)
1960 – invenção do Circuito Integrado (CI) – computadores construídos com diodos, transístores e outros componentes. Primeira família lógica de Ci’s.
Uma família lógica é uma coleção de diferentes chips de CI que possuem entradas, saída e características de circuito interno similares, mas que executa funções diferentes. Chips da mesma família podem ser interconectados para executar diferentes funções. Por outro lado, chips de famílias diferentes podem não ser compatíveis, pois podem usar diferentes fontes de tensão ou condições de entrada e saída diferentes para representar valores lógicos. A mais famosa e usada família lógica bipolar (baseada em transistores de junção bipolar) é a TTL (lógica transistor - transistor). Família compatível com outras, diferindo em velocidade, consumo de potência e custo. Sistemas digitais podem usar diferentes famílias, dependendo dos objetivos e restrições do projeto em diferentes partes do sistema.
CMOS – MOS Complementar – velocidade maior, menor consumo de energia. Tecnologia lógica digital comercial com maior capacidade e mais simples de se entender. São projetados para serem compatíveis com TTL.
© 2007 by Pearson Education
Introdução
Tecnologia de CIs digitais avançou rapidamente, da SSI (integração em pequena escala), com menos de 12 portas por chip, para MSI (integração em larga escala, de 12 a 99 portas equivalentes por