Circuitos integrados
Trata-se de uma porta NAND de duas entradas que logo chama a atenção pelo fato de empregar um transistor de dois emissores. A característica mais importante desta família está no fato de que ela é alimentada com uma tensão de 5 volts. Assim, para os seus componentes o nível lógico 0 é sempre a ausência de tensão ou 0 V, enquanto que o nível lógico 1 é sempre uma tensão de +5 V. Os níveis lógicos para serem reconhecidos devem estar dentro de faixas bem definidas. Veja então que, uma porta TTL reconhecerá como nível 0 as tensões que estiverem entre 0 e 0,8 V e como 1 as que se encontrarem numa outra faixa entre 2,4 e 5 V. Entre essas duas faixas existe uma região indefinida, ou que deve ser evitada.
Há centenas de circuitos integrados TTL disponíveis no mercado para a realização dos projetos. A maioria deles está em invólucros DIL de 14 e 16 pinos.
As funções mais simples são as portas, que são disponíveis numa certa quantidade em cada integrado e usam circuitos integrados de poucos pinos. No entanto, à medida que novas tecnologias foram sendo desenvolvidas permitindo a integração de uma grande quantidade de componentes surgiu a possibilidade de se