Circuitos elétricos
Nós: São pontos do circuito onde estão ligados dois ou mais elementos.
Caminhos: Sequências de elementos ligados entre si na qual nenhum elemento está presente mais de uma vez.
Ramos: Caminhos que ligam dois nós.
Malha: Caminho cujo último nó coincide com o primeiro.
Geradores: Fontes de tensão, que ao serem conectados ao circuito, criam uma corrente elétrica que faz o mesmo funcionar.
Resistores: Aparelhos que se deseja fazer funcionar, conectando-os ao circuito.
Medidores: Aparelhos com resistência desprezível, que auxiliam na medição e controle das variáveis associadas ao circuito.
Circuito planar: Desenho do circuito, feito de forma que dois ramos não se cruzem.
Os circuitos podem ser classificados como “circuitos com associação em série”, “circuitos com associação em paralelo” e “circuitos mistos”. Circuitos em série são aqueles em que todos os resistores estão colocados lado a lado, de modo que haja um caminho direto entre cada um deles e o seu seguinte, sendo os das extremidades ligados com os polos do gerador. Desse modo, uma de suas propriedades é que, desconectando-se um dos resistores, os restantes deixem de funcionar, já que é criada uma interrupção no circuito, tornando-o aberto e impedindo a passagem da corrente elétrica.
Circuitos em paralelo são aqueles em que cada resistor é ligado a um ramo diferente, sendo estes em paralelo, ou seja, não há conexão direta entre dois resistores. Portanto, desligando um deles, os outros continuam funcionando.
Circuitos mistos são formados pela associação entre circuitos em