trabalho individual
JULIANA CRISTINA PEREIRA DOS SANTOS
R.A:1438192
CURSO DE GRADUAÇÃO : PEDAGOGIA
PARAGUAÇU PAULISTA - SP
2014
A introdução de novas tecnologias da Informatica
a) dos dois gráficos;
Resposta: Os gráficos 1 e 2 mostram alguns dados que fornecem informações referentes ao número de acesso a internet por milhões de habitantes, em alguns países. Na análise dos dados no gráfico 1, verificou-se que os países que representam expressivamente maior número de usuários, são aqueles que possuem perfil de uma economia predominantemente estável. Visto que, os países desenvolvidos investem mais em avanços tecnológicos. Os números mostram que Os Estados Unidos encontram-se na liderança de pessoas que acessam mais internet, seguido da China e Japão. Já o Brasil ocupa a décima posição deste índice.
No gráfico 2, mostra os índices de acesso de internet de pessoas a cada 10 habitantes. Os países da Islândia, Correia do Sul e Suécia estão nas três primeiras posições, e que em média seis pessoas a cada dez habitantes, de alguma forma, têm acesso a internet. Portanto, o Brasil encontra-se numa posição bem abaixo do índice esperado, em referência aos demais países inseridos na pesquisa. Esses dados mostram que apesar de todo investimento, com novas políticas de desenvolvimento tecnológico, o país apresenta um percentual muito alto de pessoas que não tem acesso as novas mídias. Em especial, a internet.
b) da situação-problema, em relação aos gráficos.
Resposta: A analogia dos dados expressos nos gráficos e a situação descrita no texto demonstram que a exclusão digital passa a impedir a inclusão social e vice-versa. Logo, o excluído, o qual se encontra fora da rede virtual, também ficará fora dos principais fluxos de informação e conseqüentemente ampliará o distanciamento entre pobre e rico. Contudo, a situação socioeconômica do país é o fator responsável pela segregação tecnológica, elevando assim o