Circuitos 2
9.1 EXPERIÊNCIA 1 - MEDIDAS DE TENSÃO E FREQÜÊNCIA COM O OSCILOSCÓPIO
9.1.1 Objetivos • Verificar, utilizando o osciloscópio, as formas de onda senoidal, triângular e quadrada • Medir tensões alternadas, contínuas e freqüência com o osciloscópio.
9.1.2 Introdução Teórica
Vimos que a tensão contínua (V dc) é aquela que não muda a sua polaridade com o tempo. Essa tensão pode ser contínua constante ou contínua variável. A tensão contínua constante mantém o seu valor em função do tempo, enquanto que a tensão contínua variável muda seu valor, porém, sem mudar sua polaridade. Na Fig. 9.1(a) temos como exemplo, as características de uma tensão contínua constante e tensões contínuas variáveis.
[pic]
Figura 9.1 (a) – Tensão senoidal, tensão contínua variável.
A tensão contínua variável pode ser repetitiva ou periódica, ou seja, repetir um ciclo de mesmas características a cada intervalo de tempo. Para toda função periódica, definimos período (T) como sendo o tempo de duração de um ciclo completo, e freqüência (f) como sendo o número de ciclos em um intervalo de tempo igual a 1 segundo. A unidade do período é dada em segundos (s) e a de freqüência em Hertz (Hz). Como temos 1 ciclo completo da função, em um tempo igual a 1 período de f ciclos em 1 segundo, podemos estabelecer o seguinte:
[pic]
[pic]
Quantidade de ciclos por segundo
Tempo de 1 ciclo
[pic]
[pic]
Para uma tensão com características periódicas existe a necessidade de se estabelecer um valor que indique a componente dc da forma de onda. Este valor é chamado valor dc ou valor médio e representa a relação entre a área resultante da figura, em um intervalo de tempo igual a um período. O valor dc é medido por um voltímetro nas escalas V dc e pelo osciloscópio.
[pic]