Circuito Rc
Capacitores são dispositivos elétricos capazes de armazenarem cargas elétricas. Também são conhecidos por condensadores. Os capacitores são constituídos de placas paralela e planas (armaduras) positiva e negativa e um dielétrico (isolante) presente entre elas. A capacitância (C) de um capacitor pode ser calculada pela razão da carga do capacitor acumulada pela sua diferênça de potencial elétrico (ddp) etre suas armaduras. Matematicamente expressa por : C=Q/V,
Onde:
Q -> carga do capacitor armazenada, no SI dada por Coulomb (C)
V -> diferença de potencial elétrico, no SI dado por Volts (V)
A razão Coulomb/Volt é denominada de Faraday (F).
Então: 1 Coulomb/Volt = 1 Faraday (F). Os capacitore pode sr associados visando uma capacitância específica. As associações podem ser de três formas esecíficas: Série, paralela e mista. Neste experimento especificamente usaremos as associações em série e paralela. Será também investigada a redistribuição de carga entre dois condutores, conectando em paralelo dois capacitores, tendo-se inicialmente um carragado e outro descarregado.
OBJETIVO: Medir a capacitância resultante (capacitância equivalente) das associações de capacitores em série e em paralelo. Investigar a resitribuição de carga decorrente da conexão entre dois condutores, inicialmente isolados um do outro.
PARTE A – ASSOCIAÇÕES EM SÉRIE E EM PARALELO DE CAPACITORES
PROCEDIMENTO:
1-) Insira os capacitores C1 (capacitância nominal de 470pF) e C2 (capacitância nominal de 100pF). De forma que os mesmos fiquem eletricamente isolados um do outro. Certifique-se de que estejam descarregados.
2-) Meça a capacitâncias C1 e C2, fazendo uso do capacímetro. Anote as medidas juntamente com as suas incertezas. 3-) Calcule a capacitância teórica equivalente C=C1C2/(C1+C2) da associação em série dos dois capacitores, a partir de C1 e C2 medidos.
4-) Insira os capacitores na caixa de conexão em forma de associá-los em