Cipó mil homens
BIOLOGIA Prof:
ALUNO
CIPÓ MIL HOMENS
SC
2013
Nome do aluno
CIPÓ MIL HOMENS
SC
2013
Sumário
INTRODUÇÃO
Existem diversas histórias de como surgiu o chá. Entre as lendas que narram o nascimento desta bebida aromática, a mais célebre relata que suas raízes se estendem até 5000 anos atrás, ao governo do Imperador Sheng Nong, popularmente conhecido como o Curandeiro Divino. Tentando solucionar a constante incidência de surtos epidêmicos em seu reino, ele criou uma lei que obrigava o povo a ferver a água antes de ingeri-la.
A árvore do chá é nativa das florestas na base da Cordilheira do Himalaia. A combinação do clima tropical nessas terras baixas com as monções, as chuvas mais intensas do mundo, dá origem a uma das áreas mais ricas em plantas no planeta.
Entre 60 mil e 100 mil anos atrás, o Homo sapiens se espalhou pelo Himalaia. Foram os primeiros humanos a mascar as folhas de chá e descobrir suas propriedades benéficas, estimulantes para o corpo e a mente. É possível que tenham observado e reproduzido o comportamento dos macacos: acredita-se que esses animais mascavam folhas de Camellia sinensis.
Um dia, repousando sob uma árvore, o soberano deixou sua xícara de água esfriando um pouco, e logo percebeu que algumas folhas haviam caído sobre o líquido, conferindo-lhe um tom castanho. Ao experimentar a bebida, descobriu que ela possuía um sabor aprazível, difundindo assim o cultivo deste alimento entre seus súditos. O Cipó Mil Homens foi batizado pelo sanitarista Carlos Chagas, recebendo este nome por ter sido usado para tratar milhares de operários das ferrovias contaminados por um tipo de malária.
A origem do chá e sua história
Antigamente mascavam-se folhas de chá para trazer bem-estar ao organismo quando era preciso fazer trabalhos pesados, subir montanhas e realizar grandes caminhadas pela floresta, e ainda hoje o hábito de mastigar