Cipa
A CIPA foi uma recomendação da OIT (Organização Internacional do Trabalho), no ano de 1921 e transformou-se em determinação legal no Brasil 23 anos depois, em 1944 com o Decreto-Lei 7036 art.82 A Norma Regulamentadora – NR-5 – da Portaria nº. 3214, de 08 de junho de 1978 da CLT, fixa as instruções para que as empresas possam organizar e instalar as CIPAS em empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregado.
2.2 DEFINIÇÃO DA CIPA
a) COMISSÃO – Grupo de pessoas que tem por objetivo tratar de um determinado assunto. Na CIPA a Comissão está voltada à prevenção de acidentes do trabalho.
b) INTERNA – O campo de atuação do Cipeiro está restrito à empresa que trabalha.
c) PREVENÇÃO – Principal objetivo da Comissão, ou seja, Chegar antes do Acontecimento.
d) ACIDENTE – “Acontecimento inesperado que causa interrupção no processo normal de uma atividade, podendo causar lesões, danos matérias ou financeiros.” Assim, definimos a CIPA como sendo um Grupo de Pessoas que tem por objetivo chegar antes de um acontecimento e seu campo de trabalho se restringe à empresa que trabalha.
2.3 OBJETIVOS DA CIPA
O principal objetivo da CIPA é a prevenção de Acidentes do Trabalho. Os cinco principais objetivos são:
a) Observar os acontecimentos no ambiente de trabalho;
b) Relatar os fatos: verbal e por escrito aos empregados e empregador;
c) Propor medidas de correção e controle, orientando os trabalhadores na