CIPA
Comissão Interna de Prevenção de Acidente
Sumário PÁG.
1. Introdução ........................................................................ 3
2. Objetivo..............................................................................4
3. Constituição........................................................................4 4. Organização.......................................................................5 5. Funcionamento...................................................................6 6. Instalação da CIPA ...........................................................7
7. Atribuições..........................................................................8
8. Conclusão..........................................................................9
1. INTRODUÇÃO
Comissão interna de prevenção de acidentes conhecida como CIPA, é uma grupo de pessoas que metade eleito pelos empregados, e a outra metade indicada pelo empregador, que vem ajudar o grupo do SESMT (Serviço Especializado e Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) na prevenção dos acidentes que podem ocorrer, por falta de atenção dos trabalhadores, alguma máquina ou equipamento que sofreu algum estrago e não foi notificado a área da manutenção entre vários outras funções. A quantidade de colaboradores que deve fazer parte do corpo da CIPA é relativo a sua quantidade de funcionários. Nos fala a Norma Regulamentadora 5 no Anexo I a quantidade de Cipeiros ou Cipista necessário para a empresa de acordo com o Grau de Risco e com a Quantidade de Funcionários.
Juntamente com a segurança do trabalho, os Cipeiros são responsáveis pela segurança no local de trabalho, visando que é interessante que tenhamos 1 representante de cada setor/função da empresa para que o mesmo faça constantemente a analise do local é comunique a parte responsável.
2. OBJETIVOS DA CIPA