Cipa
Professor Tutor:Jonas Alves da Silva
Centro Educacional Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso:segurança do Trabalho-(0022)Comissão Interna de Prevenção de Acidente(CIPA)
27/07/2011
RESUMO
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes(CIPA)tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho,de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a prevenção da vida e a promoção da saúde do trabalhador .A CIPA será composta por representantes do empregador e dos empregados.
Os representantes dos empregadores,titulares e suplentes serão por eles designados.Os representantes serão eleitos por escrutínio secreto,do qual participem,independente de filiação sindical,exclusivamente os empregados interessados.O mandato dos membros da CIPA terá validade de um ano,permitida uma reeleição.
Palavra chave: CIPA , NR5
1. INTRODUÇÃO
História da CIPA
Originada durante o governo do presidente Getúlio Vargas em 1944.a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes -CIPA completará 67 anos de existência no dia 10 de novembro de 2011.Cabe a ela os méritos pelos primeiros passos decisivos para a implantação de prevenção de acidentes do trabalho no Brasil.
A CIPA surgiu quando a sociedade e alguns empresários já tinha detectado a necessidade de se fazer alguma coisa para prevenir acidentes do trabalho no Brasil.Em 1941,no Rio de Janeiro,foi fundada a Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes (ABPA).Outras experiências também já existiam como das empresas estrangeiras de geração e distribuição de energia elétrica,Light and Power,em São Paulo e no Rio de Janeiro,que há anos já possuíam Comissão de Prevenção de Acidentes.
Outros méritos da existência da CIPA são demonstrar que os acidentes de trabalho não eram ficção e criar a necessidade de ações prevencionistas além das que constavam como sua obrigação.
A CIPA tem sua origem no artigo 82 do Decreto-Lei 7.036,de 10 de novembro de 1944.Apesar do tempo de existência e