Cinética química
O transcorrer das reações químicas
A rapidez de uma reação
○ É a grandeza que indica como as quantidades de reagentes e produtos variam na reação. ○ Mede a velocidade com que os reagentes são consumidos e os produtos são formados. ○ É expressa por: Vm = l quantidade l tempo
onde, l quantidade l é representado em mol/L e tempo é representado em horas.
Concentração e rapidez
○ Quanto maior a concentração dos reagentes, maior a velocidade da reação. ○ Maior cocentração significa que há mais átomos, que durante a agitação térmica vão sofrer colisões. ○ São durante as colisões que é quebrada a ligação entre dois átomos e uma nova é formada.
○ A colisão só é eficaz quando há ocorre a formação de um produto, isso exige a quantidade necessária de energia e a geometria adequada. ○ A geometria adequada é alcançada quando as moléculas olidem em uma posição que permita a formação do complexo ativado. ○ A energia necessária provém do movimento da moléculas, logo é energia cinética.
○ É chamado de energia de ativação o valor mínimo de energia que necessitam para ter uma colisão eficaz.
○ Mais energia significa uma reação mais lenta. ○ O gráficos são diferentes em reações endotérmicas e em reações exotémicas.
Temperatura e rapidez
○ Quando há um aumento de temperatura, há um aumento de energia cinética. ○ Logo, quanto maior a temperatura, maior a velocidade de uma reação. ○ Por exemplo, os alimentos se estragam mais rapidamente a temperatura ambiente, do que os alimentos guardados na geladeira.
Superficie de contato e rapidez
○ Quanto maior for a superfície de contato mais rápida será a reação. ○ É comum em reações onde os reagente se encontram em fases diferentes
A palha de aço enferrujará mais rápido que a do prego, pois a sua superfície de contato é maior.
Efeito do catalisador na rapidez
○ O catalisador é uma subtância que aumenta a velocidade de uma reação (Catálise), mas que não é consumida durante o