O sistema respiratório
Ele e formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões. As vias são formadas pelos órgãos pelo qual o ar circula. Os devidos órgãos são: as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia e dentro dos pulmões estão os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos.
As fossas nais: São duas cavidades da face, separadas uma da outra por um delgado septo mediano, situadas por cima da cavidade bucal, por baixo da cavidade craniana e por dentro das cavidades orbitais, revestidas pela mucosa pituitária. Abrem-se atrás para a rinofaringe pelos coanos.
Faringe: É um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe. Laringe: É um órgão tubular, situado na parte interior do pescoço e é também o órgão na fonação (produção do som), com a presença das cordas vocais. A laringe apresenta uma abertura chamada glote, onde a epiglote apóia-se para permitir a passagem do alimento pelo esôfago.
Suas paredes são formadas por cartilagens. Uma dessas cartilagens, denomina-se tireóide, faz uma saliência sob a pele do pescoço, conhecida como pomo-de-adão (mais visível no homem).
Traqueia: É um tubo anelado com cerca de 12 centímetros, situado abaixo da laringe e formado por 15 a 20 anéis cartilaginosos. A traquéia é revestida por uma mucosa que produz muco (catarro) que além de aquecer e umidificar o ar, também retém as impurezas, que são eliminadas pelos cílios, dotados de movimentos, ou batimentos, existentes nas células da traquéia. Esse movimento dos cílios leva o muco até a faringe. Na extremidade inferior, a traquéia bifurca-se, dando origem aos brônquios.
Pulmões: É um órgão esponjoso que executa a respiração. Tem aproximadamente 25 cm de comprimento e 700 g de peso, situado na cavidade