Cinética Química
Práticas em Química
Relatório Práticas
Trabalho apresentado à disciplina de Química pelos alunos Ederson dos Santos Fernandes, Bruno Crema e Gabriela Ortiz, referente á pratica 06 de laboratório realizada sob orientação do professor Sérgio Oldakoski.
Curitiba
Julho de 2014
INTRODUÇÃO
A Cinética Química é um ramo da ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos.
As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores, como a temperatura. Além da importância em termos industriais, a Cinética Química também está relacionada ao nosso dia a dia. Nessa experiência, o objetivo foi estudar a seguinte reação:
3HSO3- (aq) + IO3-(aq) → I- (aq) + 3SO4- (aq) + 3H+(aq) A finalidade da primeira etapa foi encontrar a ordem da reação em relação ao íon iodato. Para isso, foi empregado o Método do Isolamento, que consiste em ter a concentração de todos os reagentes, exceto a de um, em grande excesso.
O método da velocidade inicial, que consiste em medir a velocidade no início da reação para vários valores de concentração inicial dos reagentes, também foi usado em conjunto com o Método do Isolamento, através do cálculo das velocidades iniciais.
Já na segunda etapa foi realizada como o objetivo de determinar os valores de constante de velocidade (k) para diferentes temperaturas e a energia de ativação da reação com base na equação de Arrhenius.
MATERIAL E MÉTODO
O material utilizado foi:
- 1 suporte para tubos;
- 1 tripé;
- 1 tela de amianto;
- 1 termômetro;
- 1 bastão de vidro;
-