dinastia merovingia
Eles eram citados às vezes por seus contemporâneos como os "reis de cabelos longos" (em latim reges criniti), por não cortarem simbolicamente os cabelos (tradicionalmente, os líderes tribais dosfrancos exibiam seus longos cabelos como distinção dos cabelos curtos dos romanos e do clero). O termo "merovíngio" deriva do latim medieval Merovingi ou Merohingi ("filhos de Meroveu"), alteração de uma forma não atestada do baixo franconiano ocidental antigo, relacionada ao nome da dinastia em inglês antigo, Merewīowing1 , com o final -ing sendo um sufixo típico patronímico.
A Gália foi habitada primeiramente por tribos finesas, seguidos pelos celtas, que mais tarde foram repelidos pelos Germanos para as regiões ocidentais.
Os francos, que como os germanos vieram das regiões germânicas, planejavam expulsar os germanos de suas terras. O rei franco Clóvis I que reinava nesta época, além de ter esta idéia, tinha outras missões a cumprir: derrotar os romanos que protegiam o território gaulês-transalpino; vencer os visigodos que também ambicionavam a Gália-Transalpina.
O primeiro desses confrontos foi em Suessião (hoje cidade da França), contra os romanos no ano de 486 d.C; depois contra os germanos em Tolbíaco (cidade da antiga Gália, hoje Züpich) em 496 d.C.. Nesta batalha, Clóvis prometeu se converter ao cristianismo caso vencesse. O último confronto foi em Vouillé contra os visigodos em 507 d.C.
Saindo vitorioso nas três