CINÉTICA QUÍMICA
Conhecer os mecanismos que controlam a velocidade das reações e saber determiná-la é muito importante. Ramo da ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influênciam , podemos definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si,dando origem a diferentes compostos.Ex: A queima de uma vela é uma reação lenta, já na dinamite, a decomposição de nitroglicerina é uma reação rápida.2
Cinética química inclui investigações de como diferentes condições experimentais podem influir a velocidade de uma reação química e informações de rendimento sobre o mecanismo de reação e estados de transição, assim como a construção de modelos matemáticos que possam descrever as características de uma reação química. 2
2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1
A velocidade de uma reação é a rapidez com que os produtos são formados. Vários fatores alteram a velocidade de uma reação (natureza dos reagentes, estado físico, luz e eletricidade, pressão, concentração dos reagentes).
Com a finalidade de caracterizar a lentidão ou rapidez com que as reações ocorrem foi introduzida a grandeza velocidade de reação. Para medi la se determina a quantidade de reagentes que é consumida ou a quantidade de produtos formada em certo intervalo de tempo.
Vm= variação da concentração/ intervalo de tempo
Chamamos essa velocidade de velocidade média.
2.1 NATUREZA DOS REAGENTES
Numa reação química é necessário que haja o rompimento de ligações nos reagentes, para que consequentemente, haja a formação de novas ligações nos produtos. Quanto maior o número de ligações a serem rompidas nos reagentes, e quanto mais fortes forem essas ligações, mais lenta será essa reação e vice-versa. Reagentes com ligação covalentes ( ametal com metal ) apresentam velocidade menor de reação do que reagente com ligação iônica (metal com ametal)
Ex metais : Cobre,ouro,prata
Ex ametais : Cloro, bromo.
Uma reação