Cinética Química
1)Como podemos aplicar os métodos gráficos e de meia vida para determinar a ordem de uma reação?
Para determinar a ordem de uma reação, primeiro, começamos rearranjando a equação: para . Se fizermos t igual a e , e obtemos ) assim a concentração inicial é cancelada e mostramos que , com Concluímos que quanto maior for o valor da constante de velocidade(k), menor será a meio vida da reação. A concentração não aparece para uma reação de primeira ordem, a meia vida depende apenas de k e em uma temperatura determinada é ela a própria constante.
Se observarmos um gráfico de t x [A]0 vemos que a concentração cai a metade do seu valor inicial no tempo . A concentração cai à metade do seu novo valor em outra meia vida. Para cada Δt igual a meia vida, a concentração cai a metade do seu valor no início do intervalo.
2)Descreva a teoria das colisões e quais fatores interferem na velocidade das reações nessa teoria.
Um encontro entre duas moléculas em um gás é uma colisão, a partir desta, construímos o modelo chamado de teoria de colisões de reações. Nesse modelo supomos que as moléculas se comportam como bolas de bilhar defeituosas: se colidem a velocidade baixa, elas se separam, mas podem se despedaçar quando o impacto tem uma certa energia mínima quebrando ligações e podendo formar novas ligações. Nessa teoria, a velocidade das reações está ligada à freqüência com que as moléculas colidem e a fração destas colisões quando possuem ao menos a energia mínima necessária.
3)Como calcular a energia de ativação de uma reação?
Faça um gráfico de ln k x , onde ln k é logaritmo da constante de velocidade e T é a temperatura em Kelvin, neste gráfico você encontrará uma reta no qual deve-se medir a inclinação desta reta, então multiplique a inclinação por –R onde J., com isso você encontra a energia de ativação.
4)O que é complexo ativado?
As partículas que formam os reagentes se chocam enfraquecendo suas ligações.