CINÉTICA QUÍMICA
Sabemos que uma reação é rápida quando os produtos são formados quase que instantaneamente como em uma reação de precipitação ou explosão.Da mesma forma, uma reação é lenta quando os produtos levam muito tempo para se formarem como em uma corrosão ou decomposição de material orgânico.
Para que duas substâncias possam interagir e formar um produto, não basta apenas “juntá-las”. Vários aspectos devem ser observados, e um dos principais é chamado de colisão eficaz entre as moléculas. Essa colisão eficaz diz respeito à colisão literal entre uma molécula e outra, alcançando assim a energia de ativação que é a energia mínima necessária aos reagentes para que inicie a reação.
Os principais fatores que influenciam na velocidade de uma reação são:
• Concentração dos reagentes;
• Temperatura;
• Natureza dos reagentes;
• Catalisador.
Quanto maior a concentração de um reagente, maior será a probabilidade da colisão. Em geral, a velocidade de uma reação química pode ser calculada, dada a seguinte reação aA + b B ⇒ c C + d D por: V = k [A]a [B]b.
Onde:
V = velocidade da reação;
[ ] = concentração da substância em mol / L; k = constante da velocidade específica para cada temperatura.
A ordem de uma reação é a soma dos expoentes das concentrações da equação da velocidade. Utilizando a equação anterior, calculamos a ordem de tal reação pela soma de (a + b).
Objetivo
Analisar os efeitos da concentração e da temperatura na velocidade de reação, assim como o efeito de catalisadores.
Materiais e reagentes
Os materiais e reagentes foram utilizados conforme descrito na página 32 da apostila “Química Geral – 2º semestre 2013 - UFMG”, com exceção do procedimento III, em que houve alteração na quantidade de gotas adicionadas ao tubo de ensaio 2 - 7