AUDITORIA
Resumo
Para que haja consolidação das demonstrações contábeis é necessário a controladoria consolidar cem por cento das contas, o objetivo da consolidação é o controle.
Introdução
Um dos principais objetivos da Contabilidade é o de oferecer informações a respeito da vida das empresas. A melhoria da qualidade dessas informações tem sido objeto de muitos estudos e pesquisas dos órgãos nacionais e internacionais e profissionais da área contábil.
No momento de se avaliar os investimentos efetuados em outras sociedades, poder-se-ia ter dois pontos de partida: demonstrações contábeis individuais ou consolidadas. Nas individuais, os resultados desses investimentos são avaliados pelo Método de Equivalência Patrimonial - MEP. Esse método consiste em reconhecer os efeitos da variação do patrimônio líquido de cada controlada, coligada e equiparada no exercício social em que ocorre, independentemente de sua realização financeira. Esse reconhecimento é proporcional ao percentual de participação da investidora no capital de cada investida, conforme determina a Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
Conceito
As consolidações correspondem à soma das demonstrações financeiras de várias empresas que pertençam a um mesmo grupo econômico, após a exclusão de todos os resultados de operações ocorridas entre as empresas.
Tem como objetivo de refletir a situação econômica das empresas.
1.0 Consolidação Segundo as Normas do Bacen
As normas do Banco central mandam que sejam consolidadas apenas empresas do grupo que não sejam autorizadas a funcionar pelo Banco Central, é importante ressaltar que este ato facilita asa empresas não participantes a esconder resultados, tantos positivos quanto negativos.
A consolidação possibilita uma melhor análise da real situação líquida da entidade.
1. 1. Obrigatoriedade
A consolidação, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações, é obrigatória para:
a)